Belo Horizonte / MG - domingo, 28 de abril de 2024

Colonoscopia

 

A colonoscopia é o principal exame para a prevenção do câncer de intestino e apresenta constantes avanços tecnológicos, com o desenvolvimento de aparelhos de alta resolução e modernas técnicas que permitem não só a detecção precoce dos tumores, como também o tratamento de lesões iniciais.

Os tumores de intestino geralmente desenvolvem-se a partir de lesões benignas, os pólipos intestinais, que se identificados precocemente podem ser retirados por colonoscopia e impedir sua progressão para o câncer.  

Para que o intestino seja avaliado por colonoscopia é necessário um preparo prévio, para limpar a mucosa intestinal dos resíduos fecais. Esse preparo consiste de uma dieta especial no dia anterior do exame e uso de laxantes. Durante o exame, o paciente recebe uma sedação venosa com o acompanhamento de um anestesiologista.

A colonoscopia pode ser realizada tanto em pacientes que apresentem sintomas (como sangramento anal, constipação, diarréia, dor abdominal, anemia, emagrecimento, alteração recente do hábito intestinal, entre outros), quanto em pessoas assintomáticas com o objetivo de prevenção de câncer colorretal.

 O momento ideal para realizar o primeiro exame colonoscópico depende de fatores como histórico familiar de tumores, idade, presença ou não de sintomas, estado clinico.

O coloproctologista é o profissional mais habilitado para indicar a idade do seu primeiro exame colonoscópico e o seguimento posterior. Agende uma avaliação.